PARA AQUELES QUE O AMAM





Por Antônio Cirilo

1 Coríntios 2:9 diz: "Mas, como está escrito: nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado PARA AQUELES QUE O AMAM. Mas Deus no-lo revelou pelo espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. ORA, NÓS NÃO TEMOS RECEBIDO O ESPÍRITO DO MUNDO, E SIM O ESPÍRITO QUE VEM DE DEUS, PARA QUE CONHEÇAMOS O QUE POR DEUS NOS FOI DADO GRATUITAMENTE".

É importante compreendermos, através de uma simples interpretação de texto, exatamente para quem se destina essas maravilhosas coisas que os olhos não virão e ouvidos não ouviram... É exatamente isso: todas essas maravilhas vindas de Deus são para aqueles que o amam. Quando lemos que o primeiro e grande mandamento da Lei é "amar ao Senhor seu Deus de todo coração, com todo o entendimento e com toda a força", podemos ver claramente que o nosso Deus traçou um minucioso plano para nos abençoar. Ele reservou bênçãos maravilhosas para aqueles que o amam e deixou um mandamento claro: "ame ao Senhor...".

Particularmente eu não acredito que Deus precisa do nosso amor para se sentir melhor. Ele é o Senhor Deus, quer nós o amemos ou não. Mas, o que eu creio de todo o meu coração é que, se ele condicionou a benção em nossa vida ao fato de nós o amarmos, na verdade ele deseja despertar e desenvolver o amor em nossos corações e para nos incentivar estabeleceu uma conseqüente recompensa. E porque Ele deseja fazer isso? A resposta é muito simples. Deus é amor. Ele deseja que sejamos parecidos com Ele. Todo pai deseja que seu filho "puxe" suas qualidades mais excelentes. Deus é puro amor e deseja que você e eu sejamos puro amor assim como Ele é. E para despertar e desenvolver esse amor em nós ele estabeleceu uma didática para nos ensinar. A didática é essa: "você ama a Deus e Ele te recompensa com as coisas mais maravilhosas que existem nos céus e na terra, nos três níveis de sua existência humana - espírito, alma e corpo".

E como Ele faz isso? PELO SEU ESPÍRITO... PELA REVELAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO. Todas as bênçãos de Deus no âmbito espiritual, emocional e material vêm através do Espírito Santo. Sendo assim, a nossa comunhão com o Espírito de Deus tem que ser indiscutível. Todo dia pela manhã você e eu precisamos renovar nossa comunhão com o Espírito Santo de Deus, pois é Ele quem irá guiar-nos para dentro do propósito do Senhor naquele novo dia.

A vida no exercício do amor será uma vida feliz. O ser humano, de uma forma geral se sente feliz ao servir seu semelhante. Por isso a Bíblia diz que coisa mais bem-aventurada é dar do que receber. Pois, o amor é isso: puro dar... puro compartilhar. Esse é o ponto - Deus te chamou para viver em plena felicidade e a mesma só se realiza quando servimos Deus e ao próximo.

Falando numa linguagem bem fitness, Deus e o próximo são os equipamentos para exercitar e fortalecer o amor em nossos corações. Se você não acredita em mim, ajude um cego atravessar a rua e depois observe o sentimento maravilhoso que invadirá o seu coração. Você vai experimentar esse sentimento sempre que ajudar alguém. Esse bom sentimento é o que chamamos de felicidade. Quando ganhamos... Recebemos algo experimentamos um sentimento de excitação... Uma espécie de ansiedade aguda. Mas, quando damos, ofertamos algo experimentamos um sentimento de dever cumprido, de felicidade. A felicidade é o fruto produzido por aquela árvore chamada amor.

A expressão: bem-aventurado pode ser também traduzida para: FELIZ... O amor sempre envolve sacrifício. Se eu pudesse definir o amor eu diria que o amor é a perda de algo para se ganhar algo maior do o que se perdeu. Talvez a palavra "investimento' soe melhor que "perda", uma vez que quem ama é sempre mais bem aventurado do que quem é amado". Sempre quando falamos do amor, isso desperta o choro daqueles que não se sentem amados. O interessante é que o mandamento do Senhor Jesus é: amemo-nos uns aos outros. O nosso Senhor Jesus não disse: sede amados uns pelos outros... Ao contrário, ele disse: ame uns aos outros, ou seja, a ordem é para algo ativo e não passivo. Aquelas pessoas que ficam esperando passivamente serem amadas, na sua maioria, são frustradas ao invés de amadas. O Senhor mandou amar. Ser amado é conseqüência, é resultado, é a colheita. Agora, quem não semeia não colhe. Saia da passividade e comece a amar e com certeza alguém, em algum lugar, em alguma época te amará, pois, essa é a dinâmica do reino de Deus.

Pr. Antônio Cirilo
www.santageracao.com.br

0 comentários: