Discipulando a Próxima Geração


Discipulando a Próxima Geração
Por www.ameprod.com.br

Esta é uma maravilhosa verdade. Somos "nação santa, raça eleita, povo de propriedade exclusiva de Deus" (1 Pedro 2.9).

Somos uma grande família, a família de Deus na terra. Fomos gerados pelo Espírito Santo através da divina semente do Pai e nos tornamos seus amados filhos pela operação da graça de nosso Senhor Jesus Cristo. Quando isto aconteceu, quando nascemos de novo para dentro desta família "ficamos como quem sonha" (Salmo 126). Tivemos a mais linda surpresa de nossas vidas, descobrimos que pertencemos a Deus, que somos parte de sua grande família na terra. Descobrimos que, como por milagre, nos tornamos parentes íntimos de Jesus, de Maria, de Pedro, de Paulo, de Lutero, de Wesley, de Watchman Nee, de Billy Graham e de milhões de santos de Deus que fazem parte do povo mais feliz da terra.

Esta é uma maravilhosa verdade. Somos "nação santa, raça eleita, povo de propriedade exclusiva de Deus" (1 Pedro 2.9). Estamos rodeados por "grande nuvem de testemunhas" (Hebreus 12.1), homens e mulheres que, desde Adão e Eva, experimentaram o poder de Deus em suas vidas. Podemos dizer, então, que somos um povo com "pedigree", pois o que foi gerado em nós provém de uma divina semente, que é santa, é pura, é perfeita.

Diz o Salmo 90: "Senhor, tu tens sido o nosso refúgio de geração em geração". Sabemos que uma geração compreende cada grau de filiação entre pai e filho, num espaço de tempo de aproximadamente 25 anos. Felizes as gerações que têm feito do Senhor o seu refúgio no decorrer dos anos e séculos. Há casos que conhecemos, de famílias fiéis a Cristo e a seus propósitos, que permanecem assim até à quinta geração. E isto ainda é muito pouco pelo que o nosso Deus quer fazer: "Sou Deus zeloso que faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos" (Êxodo 20.6).

SOMOS FRUTO DE UMA GERAÇÃO
PARA DAR FRUTO NA GERAÇÃO SEGUINTE

Assim como todos nós recebemos a divina semente de nossos pais espirituais, assim Deus espera de nós que semeemos também esta palavra geradora de vida no coração de nossos filhos naturais (se somos pais) e no coração dos não crentes, para que também venham tornar-se filhos do Pai. O Salmo 78, talvez o mais expressivo da Bíblia neste assunto, afirma: "O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, não o encobriremos a seus filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do Senhor e o seu poder e as maravilhas que fez. Ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e instituiu uma lei em Israel, e ordenou a nossos pais que o transmitissem a seus filhos, a fim de que a nova geração os conhecesse, filhos que ainda hão de nascer, se levantassem e por sua vez o referissem aos seus descendentes, para que pusessem em Deus a sua confiança, e não se esquecessem dos feitos de Deus, mas lhe observassem os mandamentos; e que não fossem, como seus pais, geração obstinada e rebelde, geração de coração inconstante, e cujo espírito não foi fiel a Deus" (vs. 3 a 8).

DESAFIO PERMANENTE

Queridos pais e discipuladores: estamos diante de um grande desafio que deve nos encher de temor e responsabilidade. A moldagem e formação da próxima geração estão em nossas mãos. Nas mãos de Deus somos como oleiros a moldar um barro imperfeito para que nele vá se formando uma pessoa, um querido filho, um amado discípulo que vai se tornando cada dia mais parecido com Jesus. (Veja Jeremias 18.) Estamos dispostos a cooperar verdadeiramente com Deus nesta que é a mais linda obra na face da terra? Estamos? Então, mãos à obra!

Fonte: www.igrejaempoa.com.br | www.ameprod.com.br

0 comentários: